DIY Natal / Presentes DIY

Há dois anos fiz um presente para oferecer no Natal que partilhei aqui no blog: duas caixas com pacotes de chá handmade. Na altura partilhei apenas o resultado final, o que fiz e como ficou. Talvez porque tenha pensado que ninguém seria louco o suficiente para se dar a todo aquele trabalho (na altura em que estava a fazê-lo questionei-me várias vezes sobre a minha sanidade mental!). Mas tenho vindo a perceber ao longo destes dois anos, para grande satisfação minha, que isso não é verdade, porque têm sido muitas as pessoas que me enviam emails a perguntar como fiz, que materiais usei, onde comprei, etc.

show-me-pretty-diy-teabags-box-7

Por este motivo decidi recuperar esse projecto e reunir num post as respostas a todas as questões que me têm colocado. Continuamos, assim, a invocar o espírito natalício e, ao mesmo tempo, inauguramos uma rubrica especial de ideias para presentes de Natal. Parece-vos bem? Vamos então ao HOW TO, desta vez sob a forma de perguntas e respostas!

show-me-pretty-diy-teabags-box-10

Onde arranjaste os diversos tipos de chás?
Comprei o chá num hipermercado, mas também o podem encontrar em ervanárias e lojas de produtos naturais. Comprei de vários tipos porque queria ter variedade, mas se este factor não for importante não precisam de comprar muitas embalagens porque elas trazem  bastante chá (dependendo de quantos pacotes querem fazer, claro).

show-me-pretty-diy-teabags-box-1

Que tipo de fio foi utilizado?
Utilizei fio de cozinha que também comprei num hipermercado (normalmente está na secção de produtos de cozinha ou na de produtos para festas).

Qual é o material dos sacos transparentes?
Os sacos que envolvem o chá são feitos de tecido. Andei uma série de tempo à procura de um tecido que não fosse caro, que fosse minimamente transparente e absorvesse facilmente, e depois de muitas voltas acabei por comprá-lo na Leroy Merlin (não o encontrei à venda a metro, por isso acabei por comprar uns cortinados básicos feitos neste tecido). Confesso que não faço ideia que nome poderá ter o tecido em causa, mas podem ver aqui uma fotografia que lhe tirei.
Depois de o lavar muito bem cortei-o em círculos e coloquei as folhas de chá no meio, fechando depois os círculos em forma de pequenas trouxas. Com a ajuda de uma agulha e do fio de cozinha cosi-as e deixei um fio de cerca de 15 cm, para posteriormente prender às etiquetas (que fiz recortando tiras de cartolinas coloridas).

show-me-pretty-diy-teabags-box-8

Como pintaste as caixas de madeira? Com tinta própria para madeiras ou com spray?
As caixas foram pintadas primeiro com primário para madeira (depois de lixadas) e, depois, com tinta em spray (apenas por fora, por dentro não apliquei qualquer tipo de tinta).
No final, depois de estar completamente seco, apliquei verniz com acabamento mate (opcional; só o fiz porque queria o efeito mate e não o efeito brilhante com que ficou depois de pintado).
O desenho a branco foi feito através de uma espécie de ‘stencil caseiro’. Desenhei as letras à mão num pequenino naperon de papel, recortei-as, fixei o naperon às caixas e apliquei a tinta (pelo menos duas vezes).
Esta pintura do stencil foi feita com uma esponja embebida em tinta branca (para o efeito cortei e utilizei uma ponta de um esfregão da loiça semelhante a este).
Uma última nota em relação às tintas para dizer que quanto mais uso tintas em spray menos gosto delas e se fosse hoje talvez não tivesse usado spray e tivesse antes pintado com pincel/rolo. Isto porque normalmente são tintas muito líquidas e há sempre um sítio onde a tinta escorre e o acabamento não fica tão perfeito como poderia ficar. Mas é a forma mais rápida de pintar, sem dúvida.

show-me-pretty-diy-teabags-box-2

show-me-pretty-diy-teabags-box-3

show-me-pretty-diy-teabags-box-4

show-me-pretty-diy-teabags-box-11

Onde posso comprar uma tesoura zig zag?
Tenho a certeza que existem vários locais onde podem comprar uma tesoura destas. A minha foi comprada numa retrosaria que existe em vários centros comerciais na zona de Lisboa chamada retrosaria Zora. Segundo uma querida leitora do blog, também são vendidas na Ikea.

show-me-pretty-diy-teabags-box-6

Onde posso comprar carimbos para identificar os chás?
Os meus carimbos foram comprados na At home hobby há bastante tempo. Lá sei que encontram de certeza porque ainda há pouco os andei a namorar (tenho uma pequena grande paixão por carimbos!). Se não vivem em Lisboa, experimentem espreitar a loja on-line ou enviar-lhe suma mensagem privada por FB, pode ser que não podendo vir até aos carimbos, eles possam ir ter convosco :)

show-me-pretty-diy-teabags-box-5

Tentei cobrir todo o processo mas se tiverem questões adicionais deixem um comentário neste post ou, se preferirem, escrevam para rita@showmepretty.com.

show-me-pretty-diy-teabags-box-9Happy DIY!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 thoughts on “DIY Natal / Presentes DIY

  1. Obrigado pela a dica. Eu já tinha pensado em oferecer este natal algo do género.Depois de uma pesquisa conclui que o melhor para os saquinhos seria usar filtros das máquinas de café (vi em vários sites a usarem). Fica a sugestão.

    1. Obrigada pela sugestão, Daniela :)
      Na altura em que fiz estas caixas essa foi a minha primeira opção, mas não encontrei nenhuns que me agradassem. Até os encontrei na amazon com a forma de pacotinhos de chá, mas não encontrei nenhum vendedor que enviasse para Portugal, daí ter-me voltado para o tecido.
      Bom fim-de-semana!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *