{ DIY } Estojo

Depois de uma série de peripécias em torno da construção do meu pequeno estojo (que incluíram, por exemplo, agulhas da máquina de costura partidas), finalmente consegui fazê-lo e posso partilhá-lo convosco.

show-me-pretty-diy-tutorial-pencial-case

Depois de analisar uma série de tutoriais (alguns dos quais partilhei convosco neste post), percebi que teria sempre de simplificar qualquer modelo que optasse por fazer. Queria apenas um pequeno estojo para guardar as 3 ou 4 canetas/lápis que trago sempre comigo. Simplicidade e facilidade de execução eram pontos essenciais. Ainda assim não resisti a “complicar” ligeiramente a execução das costuras, porque também não queria que o resultado final ficasse muito trapalhão e com aspecto inacabado.

Mas vamos aos HOW TOs? (Confesso que já tinha saudades de fazer esta pergunta!)

show-me-pretty-diy-pencil-case

Como este é um tutorial ligeiramente mais complexo que os anteriores e as imagens podem não ser suficientemente explicativas, deixo-vos também um pequeno descritivo (e se tiverem alguma questão adicional, deixem-na nos comentários ou enviem um email para rita@showmepretty.com):

– cortar dois rectângulos de tecido de igual tamanho, alguns centímetros maiores do que o fecho (1)
– colocar o fecho sobre um deles (como se mostra na imagem 2), prendê-lo bem com alfinetes (3) e coser à máquina (4). A costura deve ficar próxima dos dentes dos fecho, mas não demasiado próxima para que ele consiga correr sem dificuldade. Antes de o colocar na máquina, devem abrir o fecho até meio (porque a “pega” do fecho – não sei se isto tem um nome técnico? – impede a passagem do pé da máquina). Cosam até chegar próximo dela e, com a agulha para baixo (a prender o tecido/fecho) levantem o pé calcador da máquina e, cuidadosamente, fechem o fecho. Desta forma conseguirão terminar de o coser. Podem não conseguir fechar o fecho à primeira tentativa, mas com cuidado e alguma paciência acabam por conseguir. O resultado final é o que se mostra nas fotografias nº 5 (frente) e 6 (verso)
– repitam o processo com a outra tira de tecido (imagens 7, 8 e 9)
– com o fecho cosido às duas tiras de tecido, dobrem-no como se mostra na figura 10 e prendam-no com um alfinete (como usei um tecido laminado, mais difícil de manusear, tive de usar vários alfinetes para garantir que ficava no sítio). Tenham o cuidado de deixar o fecho meio aberto antes de passar ao passo seguinte
– cosam tudo à volta, nas partes laterais e no fundo, de forma a que a costura das laterais fique bem próxima das duas extremidades do fecho (11) e cortem o excesso de tecido, deixando uma margem de cerca de 1cm (12)
– virem o estojo do avesso, com cuidado, e voltem a coser tudo à volta, cerca de 1 cm mais para dentro do que a costura anterior, que fizeram do lado direito (13). Quando voltarem a virar o estojo do lado direito, as costuras ficarão com o aspecto que se mostra na figura 14.
– et voilá, estojo terminado! :)

(O tecido que usei foi comprado na At Home Hobby. Já o comprei há mais de um ano, mas é possível que ainda tenham. E se não tiverem, têm muitos outros, lindos de morrer, por isso sugiro-vos um passeio até lá!)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 thoughts on “{ DIY } Estojo

  1. que lindo! é o mesmo tecido da capa do meu telemóvel :)
    fazes um para mim? escolhemos o tecido e fazes? (a pagar, claro!) tenho sempre o problema de ter as canetas espalhadas pela carteira :)
    está mesmo giro!

    1. já não me lembrava da tua capa de telemóvel! pois é, é exactamente o mesmo tecido :))
      e claro que te faço um, até pode ser no mesmo tecido se quiseres!

      alguma vez te levei comigo a esta loja? não, pois não? temos de ir lá, vais adorar (e depois vais querer trazer 1000 tecidos para 1000 estojos diferentes ahah) ;)

      1. ainda não me levaste lá, mas temos mesmo de ir! até porque se for sozinha posso descontrolar-me… hihi temos de combinar num destes fins de semana, sim? :) quero muuuito lá ir!

  2. Que bonito e tão fácil… e o que dizer o tecido? Simplesmente Maravilhoso!
    Para quando a continuação dos tutotiais de transformação de roupa? Estou a aguardar ;)
    beijinho

    1. Obrigada Soraya. E o tecido é, de facto, lindo (como tudo o que esta loja vende, aliás).
      Agora que retomei os tutoriais, espero conseguir retomar também os pendentes de transformação da roupa. O blusão de ganga já anda aqui a lançar-me uns olhares, por isso desconfio que será o senhor que se segue ;)
      um beijinho e obrigada pelo comentário

    1. Força, Sara!
      Se pelo meio se desorientar (por experiência própsia sei que seguir instruções escritas por outras pessoas nem sempre é linear, por muito simples que sejam), é só apitar!
      E se depois quiser partilhar o seu, ia adorar vê-lo :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *