Missão “acabar com os frascos de vidro vazios cá em casa”

Não sei se convosco se passa o mesmo, mas tenho este hábito de guardar tudo quanto são frascos de vidros que, de alguma forma, vêm parar cá a casa (e já não é a primeira vez que falo disto aqui). Frascos de mel, frascos de compota, frascos de feijão, frascos de molho de tomate, frascos de grão, frascos de tudo-e-mais-alguma.

Podia simplesmente pegar neles todos (e estes aqui em cima são apenas parte) e ir enfiá-los no vidrão mais próximo mas, convenhamos, guardei-os precisamente a pensar que um dia haveria de olhar para eles e dar-lhes alguma utilidade e, portanto, não é porque o armário onde os tenho começa a estar demasiado cheio que vou desistir dessa ideia. Bem pelo contrário, vou precisamente dedicar-me a perceber o que posso fazer com eles.

Primeiro passo: escolher três ou quatro para começar e eliminar todos os restos de rótulos e cola. E para quem se livra dos frascos de vidro por pensar que é uma chatice conseguir retirar tudo isto e que, não poucas vezes, a tentar eliminar restos de cola o aspecto do vidro fica ainda pior, fica a dica: metam-nos num recipiente cheio de água quente com detergente para a loiça diluído e deixem-nos de molho, completamente cobertos, de um dia para o outro. No dia seguinte é só dar uma esfregadela rápida e, eventualmente, outra um pouco mais vigorosa aqui e ali e ficam como novos.

Em breve partilharei o primeiro makeover! E entretanto sugestões de reciclagem serão bem vindas :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 thoughts on “Missão “acabar com os frascos de vidro vazios cá em casa”

  1. também guardo! tenho 2 de compota na casa de banho com algodão e cotonetes. usei outros dois (de azeitonas e salsichas) para forrar com gaze e fazer múmias no halloween. os restantes esperam make-over. aguardo ideias ;)

    beijinho

  2. Artigo muito interessante mas tenho uma dúvida: há alguma forma de tirar os odores mais entranhados? Já tentei algumas formas ainda sem sucesso :P
    Tenho bastantes frascos aqui em casa à espera de solução para este problema ;)

    1. Normalmente começo por lhe dar uma primeira lavagem manual, depois de lhes retirar os rótulos. Depois deixo-os em água com detergente diluido de um dia para o outro, para conseguir eliminar os restos de rótulos e cola “mais teimosos”. No final disto tudo, máquina de lavar com eles (e se não os usar logo – normalmente é este o caso – guardo-os sem a tampa colocada)! Até agora tem sido suficiente :)

      De qualquer modo, se isto não for suficiente no seu caso, ocorre-me que o vinagre é muito conhecido pelas suas propriedades de aborção de maus cheiros. Eventualmente diluir vinagre em água e deixar os frascos de molho pode ser uma solução.

    1. Entretanto ocorreu-me também o bicarbonato de sódio. Caso tenha acesso a ele também é uma boa solução (basta dissolver em água quente e deixar os frascos de molho de um dia para o outro) :)

  3. Boa tarde,
    gostaria de saber se alguém têm frascos a mais (tipo os das compotas de bebés).~
    Se alguém tiver gostaria que me informasse.

    1. Boa tarde,
      Neste momento, com tanta reciclagem, confesso que já reduzi bastante o stock. Mas vou lançar a pergunta no facebook do blogue (https://www.facebook.com/ShowMePretty), pode ser que alguém tenha. Sugiro-lhe, se lhe for possível, que siga a página, caso alguém responda positivamente será mais fácil entrarem em contacto :)

      Boas Festas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *